MARIAS

05.06 - 09.06

PERFORMANCES FOR PETS

Krõõt Juurak & Alex Bailey

|/ Local: a definir mediante contacto telefónico

 

Os artistas Krõõt Juurak e Alex Bailey apresentam performances personalizadas para animais de estimação no seu ambiente familiar e aceitam convites de donos dos animais para performances privadas em casa – público humano do meio animal também são bem vindos!

O projecto foi iniciado por Krõõt Juurak and Alex Bailey em 2014, e advém de outro projecto “Autodomestication” que lida com condições de trabalho para humanos e espécies não humanas de trabalhadores criativos.

Performances for Pets é representada pela Galerie International.

Krõõt e Alex têm vindo a trabalhar em performances para animais de estimação desde 2014. O mesmo tempo que exploram os gostos e humores das nossas espécies companheiras, o projecto também se relaciona e endereça o facto que o entretenimento providenciado por animais de estimação que trabalham a partir de casa, é frequentemente não reconhecido como trabalho. Com o intuito de devolver parte deste favor, Krõõt Juurak e Alex Bailey desenvolveram Performances for Pets, individualmente adaptada aos interesses dos cães, gatos e outras espécies, com base em pesquisas preliminares com os seus donos. Embora Performance for Pets seja somente criado para apreciação dos animais de estimação, os seus donos humanos e amigos são convidados a se juntar e ver a performance através do olhar do animal de estimação. Performances for Pets já foi apresentado cerca de 90 vezes a animais de estimação, em Zurique, Erlangen, Bruxelas, Bristol, Tallinn, Berlim e Viena.

http://www.performancesforpets.net/

08.06

ANIMAL JOKES (FOR ANIMALS)

Krõõt Juurak & Alex Bailey

21h30 |/ Local: ªSede

 

Uma performance (45 minutos) para humanos em colaboração com Alex Bailey.

A internet está saturada com videos de animais com uma aparência ou agir de forma engraçada ou cómica, desde compilações em que gatos falham performar certas acções a cães que dançam ao som de música pop. Em resumo, a ideia de humanos usarem animais para se divertirem é imensamente difundido. Animal Jokes (for Pets) é uma tentativa de reservar este regime dominante e imaginar momentos de humor, acções e tentativas de divertimento, vistas desde a perpesctiva do próprio animal de estimação. Animal Jokes (for Pets) consiste numa série de “piadas” físicas e mentais imaginando um tipo de humor que os humanos não têm acesso. Esta performance teve a sua premiere no Salon Klimbim na Vienna Secession (com curadoria de Fahim Amir).

09.06

www2.0 - exercício de saturação & remixagem da linguagem URL >> cultura pop >> e dadaísmo digital
Sandra Araújo

21h30 |/ ªSede

 

'This recycling of sounds, images, and forms implies incessant navigation within the meanderings of cultural history, navigation which itself becomes the subject of artistic pratice' >> Nicolas Bourriaud 

http://s-ara.net/

15.06

UNTITLED, UNTEMPERED, UNTAMED

Performance de Eleanor Bauer

22h |/ Local: Passos Manuel

 

UUU, Untitled, Untempered, Untamed é um solo praticado por Eleanor Bauer que envolve fala, dança, canto, estar com o público, relações com coisas que pertencem ao espaço e tempo da performance, e relações com coisas que não pertencem ao espaço e tempo da performance. Nunca é a mesma experiência duas vezes. Composto de acordo com o convite que lhe é feito, a situação, a localização, o tempo, o context, e o que está nesse momento a borbulhar, é um contentor aberto e sujo, um modo de pensar através da performatividade, uma cristalização momentânea do processo que começou antes de mim e do outro e termina depois de mim e do outro mas existe unicamente quando lhe prestamos atenção.

16.06

TEMPORÁRIA
Performance / Vídeo de Tânia Dinis com a colaboração de Ana Villanueva (Argentina) e Maria Antonia Mion (Brasil) 

22h |/ Local: ªSede 

 
Temporária, pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido no Projecto-Arquivo de Família e é um trabalho que está em constante desenvolvimento; um trabalho de pesquisa e recolha de arquivos familiares; Super 8mm, found footage, home movies, fotografias, diapositivos, cartas e outros objectos encontrados ou doados, que tem como objectivo resultar num conjunto de trabalhos reorganizados, revisitados, confrontados e manipulados através da montagem, implementando colagens e fragmentos sonoros, explorando a ideia da imagem, numa experiência do tempo que passou e do tempo que não passa, numa memória que se expande no espaço, criando assim, pequenos momentos narrativos deslocados para outros contextos. O objectivo deste processo é a criação de uma performance, onde um dispositivo de vídeo transporta e transforma a relação partilhada com as duas artistas convidadas, as suas diferentes leituras de imagens de arquivo, deslocadas dos seus momentos originais, no tempo e espaço, num diálogo entre passado e presente.

Built with Berta.me