MARIAS

MARIAS é um programa que pretende estimular a reflexão das práticas curatoriais sobre o modo como a representação e participação da mulher é desproporcional no mundo das artes e, se reflete nas questões sociais e culturais que atravessam a atualidade na discussão sobre questões de género e sociais.

Imprimir uma consciência sobre o papel feminino neste sector é fundamental para refletir quais o modos de atuação das práticas curatoriais nos teatros e museus. Algo que de certa maneira tem vindo a mudar nos últimos anos, mas que ainda não é praticado. Dado que na actualidade, os eventos artísticos, muitas vezes negligenciam o trabalho de mulheres, consideramos necessário proporcionar novos espaços para uma consciência política sobre o papel e a posição das mulheres na sociedade portuguesa e internacional.

Com a ªSede, o Passos Manuel e os Bombeiros Voluntários do Porto, daremos início a um projeto de curadoria MARIAS, de 5 a 18 de Junho de 2017, no Porto. Durante este período, iremos articular diferentes tópicos em torno do lugar e a existência do protagonismo feminino na curadoria e visibilidade das artes na cidade do Porto e em Portugal.

Nesta linha curatorial, projectaram-se dois laboratórios com sessões diárias de duas horas e meia para a comunidade local, aberto a artistas, teóricos e aos demais interessados e curiosos que se poderão juntar a estas sessões livremente. De 5 a 9 de Junho, com Krõõt Jurak, e de 12 a 16 de Junho, com Eleanor Bauer. A última sessão de cada semana será aberta ao público em geral para debate e conversa.

Durante o ciclo irão ser apresentados performance (Performances for PETS e Animal Jokes (For Pets), de Krõõt Juurak e Alex Bailey; UUU, Untitled, Untempered, Untamed, de Eleanor Bauer), palestras, debates sobre Autarquia, Artistas, Comunicação Social e Instituições Públicas e Privadas, concertos, video, e a Conferência dos Pássaros que irá juntar 36 convidadas num evento único.

O programa as “MARIAS” foca-se no papel da mulher na actual prática artística na sociedade, as metodologias e meios de produção cultural, a voz e linguagem no actual panorama contemporâneo, aplicado tanto nas artes performativas como na investigação e escrita. 

É sobretudo uma proposta de perspectivar estes valores através de diferentes olhares.

Curadoria

Ana Rocha e Jorge Gonçalves

 

Artistas

Alex Bailey, Eleanor Bauer, Krõõt Juurak, Myriam Van Imschoot, Sandra Araújo e Tânia Dinis

 

Oradoras

Marinela Freitas e Ana Gabriel Macedo

 

Intervenções nas Conferências de Pássaros de

Alexandra Balona, Ana Carvalho, Anja Calas, Eduarda Neves, Fátima São Simão, Francisca Valente, Mara Andrade, Maria Bleck Holroyd Soares, Marta Almeida, Marina Costa, Márcia Novais, Né Barros, Patrícia Vieira Campos, Rebecca Moradalizadeh, Rute Rosas, Sandra Araújo, Sofia Arriscado, Vera Mota, Alejandra Jaña Montecinos, Ana Deus, Ana Ulisses, Carolina Amaral, Cristina Mateus, Cristina Regadas, Isabel Barros, Isabel Lhano, Joana Castro, Joana Couceiro, Joana Providência, Magda Seifert, Manuela Dos Campos, Manuela Matos Monteiro, Maria de Guerra, Marta Bernardes, Rosi Avelar, Sara Barbosa, Gabriela Vaz-Pinheiro e Susana Otero

 

Design Gráfico

Marta Casaca

 

Organização e Produção 

MEZZANINE

 

Apoio à divulgação

Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto

 

Acolhimento

ªSede, Passos Manuel e Bombeiros Voluntários do Porto

 

MEZZANINE é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal - Ministério da Cultura/Direção Geral das Artes e membro da REDE - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea.

Built with Berta.me